Caros/as colegas Professores/as, Servidores/as Técnico-Administrativos e Estudantes.
A nossa candidatura resulta do compromisso com o avanço Acadêmico, Científico, Tecnológico, Cultural, Social e Administrativo da Universidade Federal do Piauí. Defendemos uma gestão que tem como âncora o compartilhamento de soluções para as dissonâncias, bem como para a construção de uma visão de futuro que assegure a excelência nas ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização da UFPI.
A elaboração de nossa Carta-Programa tem como ponto de partida o PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ para o período 2010-2014, embasado nos instrumentos normativos que regulamentam nossa Universidade, na análise de suas avaliações e nas demandas especificas das unidades acadêmicas e administrativas dos Campi da UFPI.
Temos compromisso em fazer com que a Universidade responda, “de forma rápida e criativa, às novas exigências do mundo globalizado, visando a formação de profissionais inovadores, criativos e adequados aos novos mercados de trabalho” (UFPI/PDI, 2009, p.28). Isso supõe pensar ensino, pesquisa e extensão de forma articulada, cujo ponto nodal é a GRADUAÇÃO, pois é para ela, nela e por ela que acorrem milhares de jovens e se estabelece a principal interface com a sociedade.
Na elaboração dessa Carta-Programa considerou-se também o cenário atual da UFPI, resultante do seu crescimento e do modelo multicampi, que nos permite prosseguir na consolidação dos atuais projetos e no planejamento de novos desafios. Por outro lado, nos aponta a necessidade de adequar sua estrutura administrativa, visando agilizar o atendimento às demandas da comunidade universitária, bem como, a garantia na qualidade acadêmica e científica em todos os campos do conhecimento.
Na seqüência, apresentamos uma síntese das ações planejadas para o reitorado VIVER A UFPI, dividida em oito eixos, para que a comunidade universitária assegure-se de que a Instituição terá uma gestão contemporânea, democrática e qualificada.
1. EXCELÊNCIA ACADÊMICA
1. EXCELÊNCIA ACADÊMICA
- Internacionalização - uma das ações fundamentais para que qualquer universidade atinja grau de excelência de classe mundial.
- Consolidação da expansão já empreendida, fortalecendo os cursos de graduação, pós-graduação e extensão e garantindo qualidade, excelência e caráter inovador.
- Fortalecimento da cultura de inovação e a formação de lideranças empreendedoras;
2. GESTÃO DESCENTRALIZADA, COMPARTILHADA E TRANSPARENTE
- Adequar a estrutura administrativa da Universidade Federal do Piauí à sua contemporaneidade;
- Buscar novas formas de captação de recursos para a Universidade, em consonância com seu caráter público e com a democratização do acesso;
- Implantar o Orçamento Participativo com descentralização de recursos por meio de uma matriz financeira que atenda às necessidades dos Centros e Campi;
- Instituir mecanismos organizacionais e operacionais no Campus Ministro Petrônio Portela para atender e acompanhar as demandas dos Campi;
- Descentralizar ações licitatórias, dando autonomia aos Campi e celeridade às demandas;
- Estimular, valorizar e fortalecer as funções administrativas de modo a promover a qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Promover a articulação entre as pró-reitorias acadêmicas, visando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Instituir critérios para a alocação de vagas de docentes e técnico-administrativos, permitindo permutas e remoções;
- Aprimorar a interação entre as unidades da Universidade, visando a promoção da interdisciplinaridade, da multidisciplinaridade e da transdisciplinaridade;
- Fortalecer os mecanismos de transparência das informações e dos processos decisórios, utilizando as tecnologias de informação e comunicação;
- Manutenção de gestões políticas permanentes junto aos órgãos governamentais, visando a recomposição e ampliação dos quadros funcionais da Universidade e a garantia de recursos condizentes com o crescimento e desenvolvimento institucionais;
- Aperfeiçoamento de processos administrativos buscando agilidade, eficiência e economia de recursos;Criar mecanismos de valorização e aproveitamento da capacidade produtiva e de prestação de serviços nas diversas unidades acadêmicas, revertendo parte dos recursos em benefício dessas unidades;
- Assegurar a conclusão das obras físicas em andamento. Garantir o cumprimento das disposições estatutárias e regimentais sobre as instâncias decisórias colegiadas;Promover a instalação da Estatuinte: revisar o arcabouço normativo, Estatuto e Regimento Geral, com prazo definido para início e fim deste processo;
- Realizar planejamento estratégico, com elaboração de metas e participação dos três segmentos;
- Elaborar um plano de comunicação com participação da Rádio Universitária e que interaja com a sociedade através da participação efetiva nas redes sociais, grupos de e-mails, informativo mensal e outros;
- Promover a divulgação da UFPI como geradora de excelência em ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, difundindo sua imagem de transmissora de cultura e tecnologia;
- Fortalecer as ações desenvolvidas pela Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI) e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
- Planejar a alocação de vagas docentes e técnico-administrativos para atender, a curto e médio prazos, as prioridades dos centros e campi;
- Fortalecer as atividades artísticas e culturais como elementos essenciais a afirmação de uma Universidade viva;
- Implantar procedimentos que agilizem as importações de equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento de pesquisas;
- Ampliar a produção animal e vegetal nos colégios técnicos profissionalizantes e nas unidades de ensino que oferecem cursos na área de ciências agrárias, com a finalidade de desenvolver a prática de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Implantar novos cursos Técnicos e Tecnológicos; Implementar práticas adequadas para descarte e/ou reciclagem de resíduos sólidos e solventes nos laboratórios.
3. INFRA-ESTRUTURA e disponibilização de serviços para a melhoria dos espaços acadêmicos.
- Investir em estrutura física e laboratorial que permita a manutenção e expansão dos programas de pós-graduação stricto sensu na UFPI;
- Instalar um Centro de Idiomas com estrutura adequada para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão e para realização de testes de proficiência na língua inglesa;
- Instalar sistema de monitoramento eletrônico nos Campi para a proteção da comunidade e do patrimônio;
- Construir um restaurante para atender a comunidade universitária, oferecendo opção aos servidores;
- Ampliar o número de salas de aula dotadas com recursos multimídia adequando-as às novas tecnologias;
- Construir um anfiteatro com capacidade para 1500 pessoas;
- Assegurar a cobertura dos campi da UFPI com sinal de internet via wireless;
- Ampliar o acervo bibliográfico nos Campi da UFPI;
- Construir um espaço que congregue as ações da gráfica, editora, centro de criação, rádio (futura tv);
- Melhorar a urbanização e a acessibilidade nos espaços acadêmicos;
- Instalar dois sítios-escola para o apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em Arqueologia;
- Construir o Biotério Central para suprimentos de animais de alta qualidade para pesquisas experimentais;
- Instalar laboratórios experimentais para atender demandas específicas de cursos de graduação e pós-graduação;
- Expandir o sistema “Rede Universitária de Teleconferência” (RUTE) nos campi da UFPI.
AÇÕES ESPECÍFICAS
- Otimizar a utilização de espaços, de pessoal docente e técnico-administrativo de modo a atender as demandas do ensino de graduação;
- Ampliar a oferta de vagas e criar novos cursos de graduação, respeitando as vocações regionais de cada Campus e incentivando principalmente àqueles que funcionam no período noturno;
- Atualizar, de forma permanente, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em sintonia com a legislação educacional e as demandas locais, regionais e nacional;
- Consolidar os cursos instituídos pelos programas de Expansão Universitária e REUNI;
- Consolidar a infraestrutura do ensino à distância (EAD), do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), como contribuição desta IFES na formação profissional e de professores para o ensino básico;
- Instituir Fórum de Coordenadores de Curso para a discussão das necessidades acadêmicas;
- Intensificar as ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino, buscando a obtenção de conceito máximo para todos os cursos de graduação;
- Promover e apoiar a implantação de modelos curriculares flexíveis e inovadores;
- Desmembrar a PRPPG, criando a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG): a PROPESQ será responsável pela promoção da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico e a PROPG pela consolidação e ampliação dos programas de pós-graduação, assegurando seu melhor desempenho na avaliação da CAPES;
- Instituir uma Divisão de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação, segundo as áreas específicas do CNPq;
- Envidar esforços para o lançamento da edição do REUNI II para a pós-graduação;
- Estimular e apoiar os pesquisadores a investirem na área de inovação e transferência de tecnologia;
- Manter os editais internos para melhoria na infraestrutura em pesquisa e pós-graduação (CT-INFRA/UFPI);
- Dar suporte técnico e científico para instalação de uma Unidade da FIOCRUZ no campus de Teresina, propiciando um ambiente para realização de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional, incluindo a implantação de programas de pós-graduação com abrangência nas áreas de medicina tropical e saúde pública, em nível de mestrado e doutorado;
- Articular as ações de extensão com as políticas de regionalização desenvolvidas pelos Governos: Federal, Estadual e Municipal;
- Criar canais com a comunidade com vistas à identificação de demandas e o reconhecimento da universidade como parceira na solução de seus problemas;
- Criar Programa de captação de recursos através da construção de parcerias entre universidade e gestões municipais e estaduais;
- Criar programas que busquem a conservação, construção e divulgação da história da UFPI;
- Institucionalizar o aproveitamento de créditos curriculares em favor da participação em projetos de extensão;
- Adotar indicadores quantitativos e qualitativos da Extensão nas análises de mérito para alocação de recursos e de vagas para docentes nas unidades e departamentos;
- Tornar permanente a avaliação institucional das atividades de extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da própria universidade;
- Incorporar a dimensão da extensão em todos os sistemas de avaliação docente;
- Apoiar a criação de periódicos de comunicação acadêmica de ampla divulgação, voltados ao conhecimento produzido a partir das ações de extensão UFPI;
- Consolidar o Seminário de Extensão Universitária, a fim de divulgar e avaliar os resultados das ações extensionistas da UFPI.
AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
- Apoiar o Fórum de Pró-Reitores de Assistência Estudantil, junto à ANDIFES, para aumento dos recursos para a assistência estudantil;
- Continuar assegurando aos estudantes dos cinco campi alimentação nutricionalmente equilibrada, segura e de baixo custo;
- Garantir moradia estudantil aos estudantes em mobilidade acadêmica e ampliar as instalações de Teresina e Parnaíba;
- Implantar os Núcleos de Assistência Estudantil nos campi de Picos, Floriano e Bom Jesus;
- Ampliar as ações de inclusão digital, assegurando um tablet ao estudante em vulnerabilidade social, até a conclusão do curso de graduação;
- Instalar sala de aula funcional aos portadores de deficiência visual, com aporte em vídeo e áudio;
- Ampliar as bolsas de pesquisa de Ação Afirmativa, em parceria com a PRPPG;Estender o projeto “Cooperador Didático” para os campi de Parnaíba, Picos e Floriano, com vistas à redução da retenção e evasão escolar;
- Construir creches em todos os campi;
- Garantir auxílio creche aos estudantes com filhos de até 3 anos de idade, até entrega das instalações das Escolas de Educação Infantil;
- Buscar mecanismo que facilite a utilização da rede de saúde pelo segmento estudantil, e aliar ações institucionais para a melhoria dessa ação;
- Apoiar e incentivar projetos que envolvam os alunos em atividades de cultura, esporte e lazer;
AÇÕES PARA QUALIFICACÃO E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES
- Implantar programa de recepção e adaptação de docentes e técnico-administrativos recém-empossados;
- Instituir Escola de Qualificação Permanente para os servidores Técnicos Administrativos, com vista a adequação e utilização de novas tecnologias e aprimoramento de habilidades;
- Oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em administração e gestão pública;
- Instituir política permanente de valorização e aproveitamento de competências dos docentes e técnicos administrativos.
- Instituir programas de controle, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, executados nas ações de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade universitária.
Nesta Carta-Programa, construída de maneira coletiva ratificamos que somente o envolvimento de todos e as decisões democráticas permitirão concretizar ações voltadas para as prioridades estabelecidas no compromisso do Reitor e de sua equipe com a comunidade acadêmica. Desse modo, ela expressa nossas convicções e representa nosso compromisso institucional que haverá de ser discutido nos encontros que hão de propiciar a avaliação pela comunidade universitária de nossas proposições como candidatos a Reitoria e a Vice-Reitor da UFPI.
Conclamamos para esse desafio todos aqueles que acreditam em seu potencial participativo e em seu trabalho como forma de consolidar a construção de uma UFPI, que nos orgulha, e propicie um trabalho acadêmico de qualidade.