Carta Programa

Caros/as colegas Professores/as, Servidores/as Técnico-Administrativos e Estudantes.

A nossa candidatura resulta do compromisso com o avanço Acadêmico, Científico, Tecnológico, Cultural, Social e Administrativo da Universidade Federal do Piauí. Defendemos uma gestão que tem como âncora o compartilhamento de soluções para as dissonâncias, bem como para a construção de uma visão de futuro que assegure a excelência nas ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização da UFPI.

A elaboração de nossa Carta-Programa tem como ponto de partida o PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ para o período 2010-2014, embasado nos instrumentos normativos que regulamentam nossa Universidade, na análise de suas avaliações e nas demandas especificas das unidades acadêmicas e administrativas dos Campi da UFPI.

Temos compromisso em fazer com que a Universidade responda, “de forma rápida e criativa, às novas exigências do mundo globalizado, visando a formação de profissionais inovadores, criativos e adequados aos novos mercados de trabalho” (UFPI/PDI, 2009, p.28). Isso supõe pensar ensino, pesquisa e extensão de forma articulada, cujo ponto nodal é a GRADUAÇÃO, pois é para ela, nela e por ela que acorrem milhares de jovens e se estabelece a principal interface com a sociedade.

Na elaboração dessa Carta-Programa considerou-se também o cenário atual da UFPI, resultante do seu crescimento e do modelo multicampi, que nos permite prosseguir na consolidação dos atuais projetos e no planejamento de novos desafios. Por outro lado, nos aponta a necessidade de adequar sua estrutura administrativa, visando agilizar o atendimento às demandas da comunidade universitária, bem como, a garantia na qualidade acadêmica e científica em todos os campos do conhecimento. 

Na seqüência, apresentamos uma síntese das ações planejadas para o reitorado VIVER A UFPI, dividida em oito eixos, para que a comunidade universitária assegure-se de que a Instituição terá uma gestão contemporânea, democrática e qualificada. 






1. EXCELÊNCIA ACADÊMICA 
  • Internacionalização - uma das ações fundamentais para que qualquer universidade atinja grau de excelência de classe mundial.
  • Consolidação da expansão já empreendida, fortalecendo os cursos de graduação, pós-graduação e extensão e garantindo qualidade, excelência e caráter inovador.
  • Fortalecimento da cultura de inovação e a formação de lideranças empreendedoras;

2. GESTÃO DESCENTRALIZADA, COMPARTILHADA E TRANSPARENTE
  • Adequar a estrutura administrativa da Universidade Federal do Piauí à sua contemporaneidade;
  • Buscar novas formas de captação de recursos para a Universidade, em consonância com seu caráter público e com a democratização do acesso;
  • Implantar o Orçamento Participativo com descentralização de recursos por meio de uma matriz financeira que atenda às necessidades dos Centros e Campi;
  • Instituir mecanismos organizacionais e operacionais no Campus Ministro Petrônio Portela para atender e acompanhar as demandas dos Campi;
  • Descentralizar ações licitatórias, dando autonomia aos Campi e celeridade às demandas;
  • Estimular, valorizar e fortalecer as funções administrativas de modo a promover a qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a articulação entre as pró-reitorias acadêmicas, visando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Instituir critérios para a alocação de vagas de docentes e técnico-administrativos, permitindo permutas e remoções;
  • Aprimorar a interação entre as unidades da Universidade, visando a promoção da interdisciplinaridade, da multidisciplinaridade e da transdisciplinaridade;
  • Fortalecer os mecanismos de transparência das informações e dos processos decisórios, utilizando as tecnologias de informação e comunicação;
  • Manutenção de gestões políticas permanentes junto aos órgãos governamentais, visando a recomposição e ampliação dos quadros funcionais da Universidade e a garantia de recursos condizentes com o crescimento e desenvolvimento institucionais; 
  • Aperfeiçoamento de processos administrativos buscando agilidade, eficiência e economia de recursos;Criar mecanismos de valorização e aproveitamento da capacidade produtiva e de prestação de serviços nas diversas unidades acadêmicas, revertendo parte dos recursos em benefício dessas unidades; 
  • Assegurar a conclusão das obras físicas em andamento. Garantir o cumprimento das disposições estatutárias e regimentais sobre as instâncias decisórias colegiadas;Promover a instalação da Estatuinte: revisar o arcabouço normativo, Estatuto e Regimento Geral, com prazo definido para início e fim deste processo; 
  • Realizar planejamento estratégico, com elaboração de metas e participação dos três segmentos; 
  • Elaborar um plano de comunicação com participação da Rádio Universitária e que interaja com a sociedade através da participação efetiva nas redes sociais, grupos de e-mails, informativo mensal e outros; 
  • Promover a divulgação da UFPI como geradora de excelência em ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, difundindo sua imagem de transmissora de cultura e tecnologia; 
  • Fortalecer as ações desenvolvidas pela Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI) e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). 
  • Planejar a alocação de vagas docentes e técnico-administrativos para atender, a curto e médio prazos, as prioridades dos centros e campi; 
  • Fortalecer as atividades artísticas e culturais como elementos essenciais a afirmação de uma Universidade viva; 
  • Implantar procedimentos que agilizem as importações de equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento de pesquisas; 
  • Ampliar a produção animal e vegetal nos colégios técnicos profissionalizantes e nas unidades de ensino que oferecem cursos na área de ciências agrárias, com a finalidade de desenvolver a prática de Ensino, Pesquisa e Extensão; 
  • Implantar novos cursos Técnicos e Tecnológicos; Implementar práticas adequadas para descarte e/ou reciclagem de resíduos sólidos e solventes nos laboratórios.


3. INFRA-ESTRUTURA e disponibilização de serviços para a melhoria dos espaços acadêmicos.

  • Investir em estrutura física e laboratorial que permita a manutenção e expansão dos programas de pós-graduação stricto sensu na UFPI;
  • Instalar um Centro de Idiomas com estrutura adequada para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão e para realização de testes de proficiência na língua inglesa;
  • Instalar sistema de monitoramento eletrônico nos Campi para a proteção da comunidade e do patrimônio;
  • Construir um restaurante para atender a comunidade universitária, oferecendo opção aos servidores;
  • Ampliar o número de salas de aula dotadas com recursos multimídia adequando-as às novas tecnologias;
  • Construir um anfiteatro com capacidade para 1500 pessoas;
  • Assegurar a cobertura dos campi da UFPI com sinal de internet via wireless;
  • Ampliar o acervo bibliográfico nos Campi da UFPI;
  • Construir um espaço que congregue as ações da gráfica, editora, centro de criação, rádio (futura tv);
  • Melhorar a urbanização e a acessibilidade nos espaços acadêmicos;
  • Instalar dois sítios-escola para o apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em Arqueologia;
  • Construir o Biotério Central para suprimentos de animais de alta qualidade para pesquisas experimentais;
  • Instalar laboratórios experimentais para atender demandas específicas de cursos de graduação e pós-graduação;
  • Expandir o sistema “Rede Universitária de Teleconferência” (RUTE) nos campi da UFPI.

AÇÕES ESPECÍFICAS

  • Otimizar a utilização de espaços, de pessoal docente e técnico-administrativo de modo a atender as demandas do ensino de graduação;
  • Ampliar a oferta de vagas e criar novos cursos de graduação, respeitando as vocações regionais de cada Campus e incentivando principalmente àqueles que funcionam no período noturno;
  • Atualizar, de forma permanente, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em sintonia com a legislação educacional e as demandas locais, regionais e nacional;
  • Consolidar os cursos instituídos pelos programas de Expansão Universitária e REUNI;
  • Consolidar a infraestrutura do ensino à distância (EAD), do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) e Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), como contribuição desta IFES na formação profissional e de professores para o ensino básico;
  • Instituir Fórum de Coordenadores de Curso para a discussão das necessidades acadêmicas;
  • Intensificar as ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino, buscando a obtenção de conceito máximo para todos os cursos de graduação;
  • Promover e apoiar a implantação de modelos curriculares flexíveis e inovadores;



  • Desmembrar a PRPPG, criando a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG): a PROPESQ será responsável pela promoção da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico e a PROPG pela consolidação e ampliação dos programas de pós-graduação, assegurando seu melhor desempenho na avaliação da CAPES;
  • Instituir uma Divisão de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação, segundo as áreas específicas do CNPq;
  • Envidar esforços para o lançamento da edição do REUNI II para a pós-graduação;
  • Estimular e apoiar os pesquisadores a investirem na área de inovação e transferência de tecnologia;
  • Manter os editais internos para melhoria na infraestrutura em pesquisa e pós-graduação (CT-INFRA/UFPI);
  • Dar suporte técnico e científico para instalação de uma Unidade da FIOCRUZ no campus de Teresina, propiciando um ambiente para realização de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional, incluindo a implantação de programas de pós-graduação com abrangência nas áreas de medicina tropical e saúde pública, em nível de mestrado e doutorado;

 
  • Articular as ações de extensão com as políticas de regionalização desenvolvidas pelos Governos: Federal, Estadual e Municipal;
  • Criar canais com a comunidade com vistas à identificação de demandas e o reconhecimento da universidade como parceira na solução de seus problemas;
  • Criar Programa de captação de recursos através da construção de parcerias entre universidade e gestões municipais e estaduais;
  • Criar programas que busquem a conservação, construção e divulgação da história da UFPI;
  • Institucionalizar o aproveitamento de créditos curriculares em favor da participação em projetos de extensão;
  • Adotar indicadores quantitativos e qualitativos da Extensão nas análises de mérito para alocação de recursos e de vagas para docentes nas unidades e departamentos;
  • Tornar permanente a avaliação institucional das atividades de extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da própria universidade;
  • Incorporar a dimensão da extensão em todos os sistemas de avaliação docente;
  • Apoiar a criação de periódicos de comunicação acadêmica de ampla divulgação, voltados ao conhecimento produzido a partir das ações de extensão UFPI;
  • Consolidar o Seminário de Extensão Universitária, a fim de divulgar e avaliar os resultados das ações extensionistas da UFPI.
  
AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
  • Apoiar o Fórum de Pró-Reitores de Assistência Estudantil, junto à ANDIFES, para aumento dos recursos para a assistência estudantil;
  • Continuar assegurando aos estudantes dos cinco campi alimentação nutricionalmente equilibrada, segura e de baixo custo;
  • Garantir moradia estudantil aos estudantes em mobilidade acadêmica e ampliar as instalações de Teresina e Parnaíba;
  • Implantar os Núcleos de Assistência Estudantil nos campi de Picos, Floriano e Bom Jesus;
  • Ampliar as ações de inclusão digital, assegurando um tablet ao estudante em vulnerabilidade social, até a conclusão do curso de graduação;
  • Instalar sala de aula funcional aos portadores de deficiência visual, com aporte em vídeo e áudio;
  • Ampliar as bolsas de pesquisa de Ação Afirmativa, em parceria com a PRPPG;Estender o projeto “Cooperador Didático” para os campi de Parnaíba, Picos e Floriano, com vistas à redução da retenção e evasão escolar;
  • Construir creches em todos os campi;
  • Garantir auxílio creche aos estudantes com filhos de até 3 anos de idade, até entrega das instalações das Escolas de Educação Infantil;
  • Buscar mecanismo que facilite a utilização da rede de saúde pelo segmento estudantil, e aliar ações institucionais para a melhoria dessa ação;
  • Apoiar e incentivar projetos que envolvam os alunos em atividades de cultura, esporte e lazer;

 AÇÕES PARA QUALIFICACÃO E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

  • Implantar programa de recepção e adaptação de docentes e técnico-administrativos recém-empossados;
  • Instituir Escola de Qualificação Permanente para os servidores Técnicos Administrativos, com vista a adequação e utilização de novas tecnologias e aprimoramento de habilidades;
  • Oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em administração e gestão pública;
  • Instituir política permanente de valorização e aproveitamento de competências dos docentes e técnicos administrativos.
  • Instituir programas de controle, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, executados nas ações de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade universitária.
  Nesta Carta-Programa, construída de maneira coletiva ratificamos que somente o envolvimento de todos e as decisões democráticas permitirão concretizar ações voltadas para as prioridades estabelecidas no compromisso do Reitor e de sua equipe com a comunidade acadêmica. Desse modo, ela expressa nossas convicções e representa nosso compromisso institucional que haverá de ser discutido nos encontros que hão de propiciar a avaliação pela comunidade universitária de nossas proposições como candidatos a Reitoria e a Vice-Reitor da UFPI.

Conclamamos para esse desafio todos aqueles que acreditam em seu potencial participativo e em seu trabalho como forma de consolidar a construção de uma UFPI, que nos orgulha, e propicie um trabalho acadêmico de qualidade.